AFABESP

No dia 10 de novembro de 1969, às oito e meia da noite, na residência do Sr. Cássio de Toledo Leite, Rua D. Elisa de Moraes Mendes, nº 652, nesta Capital, um grupo de funcionários aposentados do Banco do Estado de São Paulo S.A. se reuniu com a finalidade de estudar e adotar providências preliminares para fundar uma associação de funcionários aposentados do referido banco.

A direção dos trabalhos, secretariados por Aristides Nunes, foi confiada a uma comissão presidida por Mário Morandi, tendo como membros José Cunto Leone, Cássio de Toledo Leite, João Jayme Juvenal Ricci Ayres e Juvenal de Souza.

Ao início dos trabalhos, o Sr. Cássio de Toledo Leite propôs que, provisoriamente, fosse adotada para a futura entidade a denominação de Associação dos Funcionários Aposentados do Banco do Estado de São Paulo, o que fora aprovado.

Ficou, ainda, decidido que a Associação teria por finalidade confraternizar os funcionários aposentados do Banco do Estado de São Paulo S.A., com o propósito de manter entre eles o mesmo sentimento de coleguismo e amizade cultivados durante o tempo de sua convivência no trabalho e de preservar a tradição do banco a que serviram.

Por aclamação, foram incumbidos os Srs. Mário Morandi, Jose Cunto Leone e Cássio de Toledo Leite para, em comissão, no dia seguinte, se entenderem com Diretores do Banco do Estado de São Paulo S.A., a fim de marcar-se audiência em que seria dado à Diretoria do banco conhecimento das providências preliminares para fundação da Associação em apreço.

Foi, também, deliberado que a comissão dos funcionários aposentados, que compareceria à audiência a ser marcada, seria composta pelos Srs. Armando de Almeida Alcântara, Mário Morandi, José Cunto Leone, Cássio de Toledo Leite, Mário Prado Olynto, Francisco Pereira de Andrade e Alfredo Segabinazzi, todos ex-diretores do Banco do Estado de São Paulo S.A.

Decidiu-se, ainda, que os Srs. Manuel Ferreira Azambuja, Joaquim de Melo Bastos, Antonio de Oliveira Garcia e Antonio Ferreira Batista reuniriam dados e, dentro de quinze dias, apresentariam anteprojeto dos estatutos, após o que seria convocada nova reunião em local e dia a serem designados.

Homenagem aos ex-presidentes da AFABESP que contribuíram para manter o sentimento de coleguismo e amizade:

OBJETIVOS

A AFABESP – Associação dos Funcionários Aposentados do Banco do Estado de São Paulo, fundada em 20 de maio de 1970, por vontade de um grupo de funcionários aposentados do BANESPA, radicados na cidade de São Paulo, onde tem foro e sede, é uma sociedade civil com personalidade jurídica de direito privado.

Não tem finalidade lucrativa, nem desenvolve atividades político-partidárias de qualquer natureza ou tendência, visando a prestar assistência social e jurídica a seus associados, bem como estimular o convívio entre os associados promovendo reuniões sócio-recreativas, culturais e artísticas a fim de preservar o sentimento de coleguismo e amizade cultivados durante uma longa jornada de trabalho e, também, o relacionamento com a empresa a que serviram.

Propõe-se, ainda, a pugnar pela defesa dos interesses e direitos dos aposentados banespianos onde seja necessário, inclusive, perante a Justiça do Trabalho, entidades previdenciárias, repartições públicas e autoridades em geral, oferecendo, também, os meios mediante os quais seus filiados possam usufruir, a preços reduzidos, de colônias de férias, estâncias balneárias, climáticas e minerais, de roteiros turísticos e outros empreendimentos que proporcionem oportunidade de vida em grupo.

CLIQUE PARA VER O ESTATUTO DA AFABESP

Untitled Document