NOTÍCIAS
 


PRESIDENTE DA CÂMARA FEDERAL RECEBE A AFABESP


20/10/2011



O Presidente da Câmara Federal, Deputado Marco Maia (PT), recebeu ontem a AFABESP, representando os aposentados e pensionistas do Banespa.



Esteve também presente na reunião o Deputado Nelson Marquezelli, autor do Requerimento da CPI do Banespa.



Todos aqueles que fizeram uso da palavra, enfatizaram ao Presidente da Câmara a necessidade de pronta instalação da CPI.



Na ocasião foram relatadas ao Presidente as graves irregularidades cometidas no processo de privatização do Banespa, ocasionando imensos prejuízos aos seus aposentados e pensionistas, equivalentes à perda de 60% do poder seu aquisitivo, ao mesmo tempo em que proporcionaram lucros astronômicos e indevidos ao Banco Santander da ordem de R$ 15 bilhões.



Foi esclarecido que as irregularidades decorreram, em especial, do fato de o Banco Santander ter recebido títulos federais remunerados a 12% ao ano, mais IGPDI, para pagar as complementações de aposentadorias e pensões previdenciárias, bem como os seus reajustes, sendo certo, no entanto, que o Banco congelou as complementações por seis anos, o que lhe proporcionou os lucros citados.



Foi ressaltado, também, que os títulos eram inegociáveis, conforme a Resolução 118/97 do Senado, tendo sido irregularmente transformados em negociáveis por uma simples portaria do então Subsecretário do Tesouro Nacional, Fábio de Oliveira Barbosa.



O Deputado Marquezelli afirmou que a CPI será o instrumento mais eficiente, senão o único, capaz de desvendar as irregularidades cometidas e reparar os danos sofridos pelo numeroso segmento de aposentados e pensionistas do Banespa.



Ao término da Audiência nossos representantes afirmaram sua confiança e esperanças em que o Dep. Marco Maia tomará as providências necessárias para a instalação da CPI, entregando-lhe um documento com nosso pleito.



Os aposentados e pensionistas foram representados pelos Diretores da Afabesp, Francisco Bandiera, Getúlio Coelho, José Carlos Maciel Barbosa (Pingado), pelos advogados Dr. Leite e Dr. Gáudio e, ainda, pelo Presidente do SINFAB, Eros Almeida.



Compareceram também os colegas Jairo Beresford, Nelson Fortes, Edival Fochi, Julio Higashino, Djalma Botelho, Reinaldo Procópio, Áureo Rosa, Laerte Antoni, Luiz Lana, Januário de Britto e Ademar Vanini.



AFABESP - DIRETORIA



Clique para ver fotos



Clique para ler documento




 
voltar-----home