NOTÍCIAS
 


PREVIC APROVA REFORMA ESTATUTÁRIA DO BANESPREV

02/09/2010


Conforme publicação no Diário Oficial da União de 1 de setembro de 2010, a PREVIC, Superintendência ligada ao Ministério da Previdência Social, acaba de aprovar a reforma do estatuto do Banesprev, que havia sido aprovada anteriormente na Assembléia e no Plebiscito.

Depois de considerar as diversas manifestações das entidades que representam o pessoal da ativa e aposentados, a Previc encontrou uma fórmula que pacificou as divergências que marcaram  esse assunto.

BANCO NÃO ACEITA “CHEQUE EM BRANCO”

Durante a campanha pela aprovação da reforma do estatuto, os que defendiam a reforma foram desonestamente acusados de pretenderem dar  ao Banco Santander “um cheque em branco” caso fosse aprovada a alteração  do art. 27, que prevê a composição do Conselho de Administração do Banesprev.

Para nós, essa alteração nada significava uma vez que se tratava apenas de uma adequação da redação do estatuto, pois desde que a Direp foi extinta por ocasião da privatização do Banespa,  o Conselho de Administração vinha se reunindo e deliberando sobre os mais variados assuntos, com apenas 6 membros, sendo 2 eleitos e  4 indicados pelo Banco.

Para que a PREVIC aprovasse a reforma com essa ressalva, foi necessário que o BANESPREV desse sua concordância por escrito, o que foi feito com a ANUÊNCIA DO BANCO SANTANDER E DAS DEMAIS PATROCINADORAS.

Com essa  concordância o Banco Santander recusou o “cheque em branco” que os desonestos de plantão diziam estar sendo exigido por ele e “oferecido pelos defensores da reforma.”

Mais uma vez ficou comprovado que uma mentira pode demorar, mas tem perna curta e  sempre será desmascarada.

Reunião na PREVIC e ANAPAR

No dia 08/07/2010, os nossos Representantes foram recebidos pelo Superintendente da PREVIC - Dr. Ricardo Pena Pinheiro, onde foram discutidos os diversos itens e a necessidade de aprovação da Reforma Estatutária do Banesprev.

No mesmo dia foram recebidos pela Presidenta da ANAPAR - Sra. Cláudia Muinhos Ricaldoni, ocasião em que foram também discutidos, os diversos artigos da Reforma Estatutária e a necessária aprovação, mesmo porque não oferece prejuízo aos aposentados.

CONQUISTAS GARANTIDAS

Na prática a aprovação dessa reforma significa que os avanços conseguidos estão garantidos, principalmente os seguintes:

- Criação de Comitê Gestor para cada um dos Planos;

- Autorização para que os aposentados possam candidatar-se aos cargos da Diretoria Executiva;

- Votação pelo correio, evitando-se centenas de irregularidades como o desaparecimento de mais de cem urnas verificado na última eleição;

DIREP

Quanto à extinta Direp, cumpre aos Sindicatos, com nosso apoio, convencer o Santander a recriar essa Diretoria de modo que seu titular possa voltar a nos representar no Conselho Deliberativo.

AGRADECIMENTOS

Queremos agradecer a todos os que participaram de todo esse processo de alteração estatutária, que sempre procurou melhorar ainda mais o Banesprev quer seja quanto à sua administração, quer seja quanto ao seu relacionamento com seus parti cipantes.

Destamos o papel dos nossos associados, das Afabans, da Abesprev, do Sinfab, dos funcionários do Banesprev, enfim, de todos os que trabalharam pelo sucesso desse importante projeto.

AFABESP – Diretoria

Clique para as ver fotos



 
voltar-----home