NOTÍCIAS
 


GRATIFICAÇÕES SEMESTRAIS
NEGOCIAÇÕES SÃO INTERROMPIDAS NA 2ª REUNIÃO


10/09/2009

Afabesp reuniu-se pela 2ª vez com o Banco Santander com finalidade de discutir as gratificações.

A 1ª reunião foi realizada no dia 24/08/09, não tendo havido qualquer contato sobre o assunto, entre a Afabesp e o Banco nesse intervalo.

Na reunião de ontem, dia 9, nossos negociadores decidiram interromper as negociações em virtude do montante de R$ 250,0 milhões, oferecido pelo Santander para liquidar todas as gratificações atrasadas, bem como as futuras, estar muito abaixo em relação às expectativas de todos, montante esse que deveria ser dividido entre milhares de aposentados/pensionistas detentores desse direito.

Como o Banco mostrou-se intransigente em fazer um aumento substancial nesse valor, a Afabesp entendeu que, no seu papel de defender os aposentados/pensionistas, devia interromper as negociações e aguardar o julgamento da ação.

Temos esperanças que o nosso processo das gratificações deverá ser julgado no Tribunal Superior do Trabalho-TST em sua última instância, na Seção de Dissídios Individuais-SDI dentro dos próximos 30 dias.

Apesar de ser essa a última instância do TST, alertamos que ainda caberá recurso de ambas as partes ao Supremo Tribunal Federal-STF, em Brasília, o que poderá acarretar maior prazo para o julgamento final.

O estatuto da Afabesp diz, em seu artigo 4º, item II o seguinte:

“Representar, em juízo ou fora dele, os interesses de seus associados junto ao Banco do Estado de São Paulo, S.A., empresas e entidades a ele vinculadas, bem como junto às entidades previdenciárias, poderes públicos em geral, empresas públicas ou privadas e pessoas físicas, podendo, inclusive, substituir processualmente os associados em questões judiciais ou administrativas.”

Baseada nas obrigações determinadas por esse artigo a Afabesp vinha se reunindo com o Santander para discutir as gratificações, já que foi por ele convidada.

Nossa obrigação é comparecer a qualquer foro em que nossos direitos estejam em jogo e no qual haja uma oportunidade de defendê-los.

Os aposentados/pensionistas foram representados na mesa de negociação pelos colegas Yoshimi Onishi, Eros de Almeida, Dr. Leite, Djalma Botelho, além dos advogados Renato Rua e Marcos de Aquino.

Os colegas Julio Higashino, Claudanir Reggiani e Djalma Botelho trabalharam na elaboração de estudos e pesquisas, visando levantar todas as informações existentes sobre o assunto.

Reafirmamos nossa mensagem de confiança nas nossas lutas e que toda a nossa comunidade continue confiando na Afabesp, que tem demonstrado sobejamente a sua disposição inquebrantável de continuar defendendo os interesses dos nossos associados.


Afabesp - Diretoria


 
voltar-----home