NOTÍCIAS
 


ASSEMBLÉIAS DO BANESPREV E DA CABESP APROVAM TODAS AS CONTAS

27/04/2009

Foram realizadas no sábado passado, no Esporte Clube Banespa, as Assembléias Ordinárias do Banesprev e da Cabesp.

Foi um longo dia de trabalho e debates para todos os que lá compareceram, demonstrando responsabilidade e preocupação para com as duas entidades mais importantes para todos nós aposentados, pensionistas e colegas da ativa.

Os trabalhos iniciaram-se às 9hs com a Assembléia do Banesprev prolongando-se até às 19hs, quando a Assembléia da Cabesp se encerrou.

Muito embora o Banesprev e a Cabesp tenham inscritos em seus quadros de associados e participantes mais de 25.000 titulares, o comparecimento às duas assembléias deixou muito a desejar, pois a presença foi em torno de 500 pessoas, totalizando cerca de 1.500 votos em função das procurações.

Ficou claro o contraste entre aqueles que, por puro comodismo, mesmo morando em São Paulo e Grande São Paulo, não compareceram, ao passo que centenas de colegas que residem em cidades distantes, mesmo em outros estados não se furtaram a fazer o sacrifício demandado em horas de viagem, e compareceram à tão importantes eventos para todos nós.

Conclamamos todos aqueles que dependem do Banesprev e da Cabesp para terem uma vida digna e tranqüila com relação ao futuro, para que não deixem de comparecer à essas assembléias e outros eventos que podem influenciar para o sucesso ou insucesso a vida dessas entidades.

Durante a assembléia do Banesprev foram discutidos os assuntos referentes às Demonstrações Econômicas e Financeiras, Relatório da Diretoria, Pareceres dos Auditores Externos, do Conselho Fiscal e Conselho de Administração, relativos ao ano de 2008; Proposta orçamentária e Política de Investimentos para 2009.
Plano de Custeio do Plano II para 2009 e Relatório de Fiscalização da SPC – Secretaria da Previdência Complementar (Plano II).

O período da manhã foi dedicado à discussão, análise e votação desses itens, que foram todos aprovados, com exceção da Proposta de alteração do Plano de Custeio do Plano II, que previa a redução da contribuição do patrocinador Banco Santander.

A Afabesp, Sinfab e Abesprev protocolaram, junto à mesa diretora da assembléia, um documento manifestando nossa posição quanto ao Plano de Custeio do Plano II e nosso inconformismo com o fato do Santander apropriar-se do superávit verificado nos exercícios de 2007 e 2008.(clique para ver documento).

Nossos colegas, Eros, Julio, Alfredo, Djalma, Reggiani e Vanini posicionaram-se contra a alteração que favoreceria o Santander ao mesmo tempo em que, no longo prazo, aumentaria o déficit do Plano II, uma vez que a receita do Plano seria diminuída. No mesmo documento também foi cobrado, mais uma vez, o fato do Santander não ter aportado o volume financeiro necessário para a cobertura do tempo passado, o que vem contribuindo para o aparecimento do déficit, que em 2008 foi de R$ 286 milhões.

Essa posição foi vitoriosa, na medida em que a proposta foi recusada, conforme apuração da votação.

Na Assembléia da Cabesp foram longamente explanados, analisados e discutidos os itens referentes ao Relatório Anual da Diretoria, Balanço e Prestação de Contas referentes ao ano de 2008, Dotação Orçamentária para 2009 e o Referendo relativos à Co-Participação, Penalidades, Inclusão de Companheiro na Assistência Direta e Subsídio da Assistência à Saúde.

Todos os itens colocados em votação foram aprovados por maioria de votos, após intensa participação dos presentes, inclusive em acalorados debates.

Ao final das assembléias chegou-se à conclusão que ambas foram extremamente produtivas, ficando claro que os presentes estavam determinados a participar e fiscalizar tudo o que é realmente importante para que possamos garantir para nós e nossas famílias dias futuros mais tranqüilos.

AFABESP - DIRETORIA


 
voltar-----home