NOTÍCIAS
 


BANESPREV – ASSEMBLEIA REJEITA PROPOSTAS DO SANTANDER/BANESPREV

Sábado, dia 25, foram realizadas duas assembleias do Banesprev no Esporte Clube Banespa, SP, quando, aproximadamente 1.500 votos foram computados, sendo 1.100 por procurações outorgadas a procuradores nomeados pela AFABESP e AFABANS.

1 – ASSEMBLEIA GERAL  ORDINÁRIA

Na primeira, Assembleia Geral Ordinária, foram apresentados, debatidos e deliberados  os assuntos referentes aos Demonstrativos Contábeis e Financeiros relativos ao exercício encerrado em dezembro de 2014.

Esses demonstrativos foram aprovados com ressalvas feitas pelos Conselheiros Deliberativos  Titulares eleitos, Yoshimi Onishi e Julio Higashino e pelo conselheiro Fiscal eleito,
Claudanir Reggiani, com a finalidade de preservar direitos dos participantes, inclusive do Plano II, referentes ao serviço passado, já objeto de reclamações na justiça.

Nessa mesma assembleia foram aprovadas sem ressalvas a Previsão Orçamentária para 2015, Política de Investimentos e o Plano de Custeio Normal do Plano II.

2 – ASSEMBLEIA GERAL  EXTRAORDINÁRIA

Na Assembleia Geral Extraordinária, realizada logo em seguida à primeira, foram discutidas   e deliberadas duas propostas de alteração estatutária s saber:

a – Proposta do Santander/Banesprev visando regularizar artigos conflitantes levantados pela PREVIC, bem como modificações introduzidas nos artigos 27 e 34 do estatuto.

Após horas de discussões e debates a assembleia chegou á conclusão que as modificações exigidas pela PREVIC deveriam ser aprovadas e  rejeitadas as propostas do Santander/Banesprev para alteração dos artigos 27 e 34.

A rejeição à alteração desses artigos  se deu em virtude dessas propostas apresentadas pelo Santander/Banesprev conterem  riscos para a boa administração dos recursos geridos pelo Banesprev, segundo os participantes da Assembléia.

Como exemplo, ficou claro  que os participantes presentes na assembleia entenderam que a alteração do artigo 34 do estatuto facultaria ao Santander a nomeação para os cargos da Diretoria do Banesprev de pessoas não participantes de nenhum plano.

Para a rejeição dessa proposta pesou o fato de que executivos recrutados no mercado e  totalmente alheios e sem compromissos com o Banesprev  ou com a massa de colegas na ativa ou já aposentados ficassem responsáveis pela administração de quase R$ 12 bilhões em recursos destinados a garantir nossas aposentadorias.

b – Proposta das associações para transformar a 7ª vaga, reservada á extinta  Direp para vaga eletiva pelos participantes.

Com abstenção da  Presidência da Assembleia e do Diretor de Seguridade, a proposta apresentada pelas Associações, representando 5,25%  dos participantes, com a orientação da AFABESP e das AFABANS, foi aprovada PELA UNANIMIDADE DOS PRESENTES, INCLUSIVE COM OS VOTOS DAS PROCURAÇÕES.

Como não foi alcançado o quórum mínimo exigido para alteração do estatuto, as  modificações aprovadas pela assembleia serão submetidas a Plebiscito, quando todos os participantes poderão exercer o seu direito do voto, com esclarecimentos da AFABESP/AFABANS /SINFAB.

No que diz respeito à alteração do artigo 34 (que possibilitava ao Santander nomear pessoas estranhas ao Banesprev para a Diretoria) essa proposta não será levada a Plebiscito por ter sido rejeitada pela assembleia.

Ambas as  assembleias, presididas pelo Presidente do Banesprev, Jarbas de Biaggi,  transcorreram em clima tranquilo, democrático e de respeito aos oradores que ocuparam os microfones.

Ficou clara a união demonstrada pelos colegas presentes à assembleia, a disposição e o interesse de todos em envolver-se cada vez mais nos assuntos de nossos interesses.

É essa disposição para a luta em defesa dos nossos direitos e a participação de centenas de colegas, inclusive aqueles vindos de longe, mobilizados pelas Afabans, que tem mantida acesa a chama que nos anima a todos a continuar lutando pelos direitos que nos foram espoliados pelo Santander.

PARABÉNS A TODOS OS QUE DIRETA OU INDIRETAMENTE CONTRIBUIRAM PARA O SUCESSO DAS DUAS ASSEMBLEIAS

AFABESP-DIRETORIA







voltar-----home